A SBCO sugere um modelo para garantir a assistência aos pacientes com câncer, que possa ser aplicado também em outras áreas da medicina. Trata-se do caminho a ser seguido por pacientes com doenças graves, sem infecção por COVID, desde o diagnóstico, passando pelo tratamento e acompanhamento, enquanto durar a crise da pandemia.
Vias livres de COVID-19 são o conjunto de estruturas de saúde comprometidas com o atendimento de pacientes com doenças graves, exclusivamente sem infecção conhecida por COVID-19, que necessitam de tratamento médico durante a pandemia. Algumas instituições indiretamente já tem se posicionado em relação à essa necessidade como o Conselho de Medicina do Rio Grande do Norte, que emitiu recomendação para que hospitais que decidam realizar cirurgias eletivas devam disponibilizar um ambiente livre da COVID-19.
É preciso notar que já se observa demanda crescente da sociedade em relação à manutenção do tratamento de pacientes com doenças graves que não relacionadas ao corona vírus. Essa demanda se observa pela exposição crescente sobre o assunto na mídia tradicional, redes sociais e outros meios.