Pronunciamento sociedade brasileira de cirurgia oncológica

30 de março de 2020

Devido a necessidade de continuidade do tratamento dos pacientes portadores de câncer grave e eminente exaustão de recursos e lotação dos hospitais por doentes com COVID19 a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) recomenda fortemente a criação urgente de vias livres de COVID-19 para tratamento de pacientes com doenças não relacionadas a essa infecção.

Essas vias devem ser pactuadas pelos gestores locais tanto da saúde pública quanto suplementar.
Estes centros devem estar preparados para a qualquer momento ser convocados a entrar no combate direto contra a epidemia, abandonando a condição de livre de COVID-19.
A medida que a normalidade seja reestabelecida, estes hospitais deverão ser os primeiros também a retomar suas atividades normais tendo em vista a prioridade dos casos que atendem.
Alguns pontos que a SBCO leva em conta para este apelo em relação a manutenção de Hospitais Oncológicos livres de COVID (HLC): Hospitais livres de COVID consumiriam menos EPIs liberando seu uso para os demais hospitais.
As equipes de saúde de HLC estariam menos temerosas da infecção e poderão trabalhar com menor absenteísmo.
Pacientes oncológicos são com frequência imunodeprimidos e a realização de tratamento em HLC diminuiria seu risco de contaminação e consequente morbimortalidade.

One thought on “Pronunciamento sociedade brasileira de cirurgia oncológica