Tipos de câncer

Os tipos de câncer são definidos, de acordo com a sua célula de origem. Tumores malignos que começam em tecidos epiteliais, pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Já tumores malignos iniciados em tecidos conjuntivos, entre osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.
Também há a denominação de metástase, que é quando as células invadem regiões distantes da origem do tumor.
Principais regiões afetadas pelo câncer Existem inúmeros tipos de câncer, entre as regiões afetadas mais comuns, podemos destacar:

Causas do Câncer

Fatores genéticos e externos estão entre as principais probabilidades do surgimento do câncer.
Hábitos que interferem na qualidade de vida do indivíduo, como fumar, o consumo de bebidas alcoólicas, alimentação desequilibrada, exposição excessiva ao sol e até o contágio de vírus como o HPV, podem resultar no câncer, dependendo é claro, de como o organismo se defende de tais agressões externas.
A velhice também é considerada um fator de risco, visto que traz mudanças nas células que aumentam as chances de câncer.
Já no caso dos fatores genéticos que envolvem a hereditariedade, as mutações das células podem ser passadas de geração em geração, entretanto, isso constitui a menor parte dos casos de tumores malignos.

Sintomas

De acordo com a região, onde o tumor maligno se manifesta, os sinais podem ser variados, entretanto, há também sintomas considerados genéticos, que requerem mais atenção para um diagnóstico rápido e preciso, entre eles:

• Perda excessiva de peso sem estar fazendo dietas
  • Cansaço intenso
  • Dor constante e contínua em determinada região
  • Febre irregular
  • Alterações nas fezes
  • Caroços que surgem de forma repentina

Caso você sinta alguns destes sintomas, isso não quer dizer que esteja com câncer, entretanto, a busca por uma avaliação médica deve ser considerada, a fim de identificar qual o problema quem vem alterando a funcionalidade do seu organismo.

Diagnóstico

Para um diagnóstico preciso, o médico poderá solicitar determinados exames, entre eles exames de sangue, ecografia, ressonância magnética e biópsia.
O diagnóstico rápido aumenta as chances de cura, possibilitando terapias mais simples, e logo, reduzindo o estágio de apresentação do câncer, por isso, a importância de procurar uma avaliação médica ao menor sinal de alteração da saúde.
Outra estratégia eficiente na identificação do câncer em estágios iniciais é o rastreamento.
O rastreamento é uma ação que foca em pessoas assintomáticas com ou sem histórico genético do câncer. Tem como objetivo identificar o câncer em sua fase pré-clínica.
Vale destacar que o rastreamento, atualmente, só é feito para alguns tipos de câncer.

Tratamento

O tratamento do câncer é realizado através de um ou vários procedimentos combinados, dependendo do tipo, região abordada, assim como estágio.
O principal procedimento no tratamento do câncer é a cirurgia oncológica, porém, outras modalidades como a radioterapia, quimioterapia e até o transplante de medula óssea podem ser empregados.
De acordo com o diagnóstico, o oncologista irá determinar quais os melhores caminhos, sempre baseado no tipo, condição clínica do paciente e a extensão da doença.

Prevenção

Visto que as possíveis causas do câncer envolvem desde fatores genéticos aos externos, algumas medidas podem ser adotadas no dia a dia, a fim de melhorar a qualidade de vida, saúde e principalmente, diminuir a probabilidade do surgimento desta e de outras doenças.
O histórico hereditário de câncer na família pode ser um indício para iniciar um acompanhamento médico ou rastreamento mais ativo. Exames de rotina e avaliações periódicas podem fazer o diferencial para um diagnóstico mais precoce.
Já a prevenção dos tumores malignos resultantes de fatores externos é mais fácil, visto que só depende de pequenas mudanças no dia a dia, por isso, vale sempre lembrar:

Agendamento